Quando se pergunta para qualquer pessoa o que ela entende por higiene e segurança do trabalho, normalmente o que se responde é que se trata de manter o local de trabalho limpo, saudável, livre de contaminações e protegido de acidentes de trabalho enquanto os profissionais desempenham suas funções.
Na verdade, higiene e segurança do trabalho são assuntos e campos muito mais amplos do que se imagina. E as duas coisas se relacionam de forma mais profunda do que parece. E a ideia geral não está de todo errada: o ponto central é, sim, adotar medidas que evitem que a empresa, ou qualquer local de trabalho, coloque em risco a segurança e a saúde dos profissionais, proporcionando-lhes mais qualidade de vida enquanto se dedicam aos propósitos do seu trabalho.
Mas para compreendermos melhor, vamos abordar cada um dos termos separadamente, começando pela Higiene do Trabalho. Para que se consiga proteger a integridade e a saúde dos trabalhadores, é preciso, antes de tudo, que se reconheçam os principais agentes causadores de possíveis prejuízos à sua saúde, como poeira, gases, líquidos e fluidos, por exemplo, seguido pela sua identificação, através de avaliações e testes. Para, só assim, haver um controle, baseado nos resultados, nas avaliações quantitativas e qualitativas, adotando-se medidas para minimizar, eliminar e prevenir os riscos.
E para que esse trabalho seja feito de forma completa e segura, são necessários profissionais competentes e especializados, formados com a noção de que cuidar da saúde dos trabalhadores é uma questão não só de qualidade de vida, mas também do bem-estar dos profissionais, da melhor vivência entre os colegas, além de uma questão ética.
O mesmo vale para a Segurança do Trabalho, que trata-se de adotar medidas padronizadas para que sejam evitados acidentes durante a execução das funções pelos trabalhadores, garantindo-lhes saúde mental e física, qualidade de vida e, obviamente, segurança.