Serviços Complementares

Avaliação conforto térmico

A Ailton Santos & Associados – Consultores de Segurança e Ambiente avalia o conforto térmico para ambientes moderados e stress térmico.

O Homem precisa de condições capazes de lhe proporcionar o máximo de proteção e, ao mesmo tempo, satisfação no trabalho.

O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém, de forma direta ou indireta na saúde e bem-estar do mesmo, e na realização das tarefas que lhe estão atribuídas. Assim, o conforto térmico é a sensação que reflete a satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa e depende sobretudo de três fatores:

⦁ Temperatura
⦁ Humidade
⦁ Velocidade do ar

A avaliação do nível de conforto Térmico, segue a metodologia descrita na Norma ISO 7730.

Avaliação de níveis de iluminância

A iluminação dos locais e postos de trabalho é um fator importante que contribui diretamente para a segurança e saúde dos trabalhadores, refletindo-se no rendimento e qualidade do trabalho realizado. O nível de iluminação a existir, deve ser adequado ao tipo de atividade, à duração do trabalho e à idade dos trabalhadores.

A inobservância deste ponto resulta geralmente em consequências mais ou menos gravosas, tais como: fadiga visual, menor produtividade e com menor qualidade e eventual aumento do número de acidentes de trabalho.

A avaliação do nível de iluminância no posto de trabalho, segue a metodologia descrita na Norma ISO 8995.

Avaliação acústica de edifícios

Avaliação da qualidade do ar ambiente

Certificação energética