VIBRAÇÕES NO CORPO HUMANO

Trabalhadores que operam com equipamentos ou ferramentas elétricas, estão expostos às vibrações, tendo efeitos diretos na saúde e segurança dos mesmos. O risco aumenta, quando a amplitude das vibrações é elevada e os períodos de exposição são duradouro e frequentes.

Avaliação das vibrações transmitidas ao sistema mão-braço

As vibrações são transmitidas ao sistema mão-braço, através da palma e dedos da mão. Trabalhadores que contactem de forma direta e prolongada com as mãos nos equipamentos, podem sofrer lesões nos tecidos das mãos e braços, que provocam os sintomas conhecidos como a síndrome dos dedos brancos ou doença de Raynaud, causada pelo espasmo das artérias, que limita o fluxo sanguíneo nos dedos, sendo que, em casos extremos, pode causar danos permanentes ou gangrena.

Avaliação das vibrações transmitidas ao corpo inteiro

A vibração pode ser transmitida ao corpo inteiro ou a partes dele, a partir dos pés (posição em pé) ou do assento (posição sentada), muito comum em trabalhos realizados em plataformas, máquinas, tratores e veículos.

A exposição ocupacional continuada a este risco físico, pode causar efeitos diretos sobre o corpo, como: perda do equilíbrio e falta de concentração, desordens gastrointestinais, aumento da frequência cardíaca, perda do controle muscular de partes do corpo, distúrbios visuais com visão turva, descalcificação de pequenas áreas dos ossos do corpo, lesões na coluna vertebral e degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso.